Terapias de Terceira Onda: a nova tendência da psicologia comportamental

A grande tendência do momento na psicologia são as Terapias de Terceira Onda. Elas têm ganhado destaque principalmente por serem uma alternativa para aqueles pacientes que, por algum motivo, encontram dificuldades para se adaptar às abordagens tradicionais. Conhecidas também como Terapias Contextuais, elas compreendem um grupo de tratamentos oriundo da Terapia Cognitiva Comportamental. No geral, as Terapias de Terceira onda se aprofundam em técnicas e conceitos já tratados na TCC e as exploram de maneira Leia mais…

Perfeccionismo: mocinho ou vilão?

O perfeccionismo é um problema subestimado, mas de grandes proporções.  De acordo com Shafran, Egan e Wade (2010), o perfeccionismo envolve tanto o estabelecimento de expectativas de desempenho excessivamente altas quanto o esforço para alcançá-las. Elas são autoimpostas e continuamente buscadas, apesar desse processo causar problemas e prejuízos. Neste modelo, a noção de valor próprio se baseia quase que, exclusivamente, no nível de esforço investido e na qualidade do resultado obtido.  Podemos descrevê-lo, de forma geral, como um funcionamento cíclico que é composto por Leia mais…

Vem aí o EAD do CTC Veda!

Vem aí o Ensino à Distância do Veda! Além de poder se qualificar em nossos polos educacionais de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasília e Maringá, os profissionais e estudantes de psicologia e psiquiatria também terão a oportunidade de fazer cursos online do Veda sobre diferentes nuances da Terapia Cognitiva Comportamental. O projeto surgiu após recebermos pedidos de diferentes regiões do Brasil que não podiam se locomover até nossos polos educacionais para estudar presencialmente. No primeiro Leia mais…

Terapia online ganha espaço no Brasil

Desde o final de 2018, os profissionais cadastrados no Conselho Federal de Psicologia (CFP) estão autorizados a utilizar plataformas virtuais para consultas. A resolução anterior, de 2012, liberava apenas orientações, e não consultas ou atendimentos de fato. Dois meses após a Resolução 11 de 2018, o número de plataformas virtuais cadastradas no CFP teve um aumento de 381%. Mas será que ela pode ser tão eficiente quanto a presencial? Há estudos que asseguram que sim. Leia mais…