Agosto Laranja no Veda e em todo Brasil! Neste mês, queremos conscientizar, não só a população, mas principalmente nossos alunos e profissionais da psicologia sobre a Esclerose Múltipla (EM). Esta doença autoimune acomete o sistema nervoso central de jovens adultos do mundo inteiro. Apesar de não se saber a causa nem a cura para a EM, existem vários tratamentos para amenizar os sintomas de quem apresenta esta condição, entre eles, a Terapia Cognitiva Comportamental.

A EM pode trazer transtornos psicológicos e psiquiátricos significativos e o desequilíbrio emocional pode agravar os sintomas da doença. A TCC é capaz de reverter este desequilíbrio e até diminuir as sequelas. Um dos aspectos psicológicos mais notáveis é a percepção que o indivíduo tem da esclerose múltipla em sua vida.

O objetivo da Terapia Cognitiva Comportamental nestes casos é ajudar o paciente a mudar suas crenças e pensamentos sobre si e sobre a condição que vive, para ter comportamentos mais adequados e uma vida mais feliz. Um trabalho interdisciplinar (junto ao neurologista e neuropsicólogo, por exemplo) tem potencial para identificar e compreender os fatores emocionais e cognitivos e interferir na saúde geral do paciente.

Categorias: Campanhas

0 comentário

Deixe uma resposta